quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NOTA PÚBLICA DA GESTÃO "POR UM CARB DE LUTA!!!"

Nota Pública da Gestão "Por um CARB de luta!!!"
.
A Gestão "Por um CARB de luta!", que esteve à frente da Diretoria do CARB neste último ano, vem publicamente se despedir dos estudantes do curso de Direito, ao mesmo tempo que agradece por todo este período de construção da nossa entidade e de muitas lutas pela nossa Universidade.

Agradecemos a todos os 273 estudantes que nos elegeram em 2008 (chapa 1 - Por um CARB de luta!) e aos 247 acadêmicos que, agora em 2009 (chapa 1 - A integração faz a luta!), continuaram a acreditar em nossas propostas e em nossa visão de movimento estudantil. Mas também não podemos deixar de agradecer aqueles estudantes que discordaram de nós, que não nos apoiaram, mas que mantiveram suas divergências dentro do processo democrático, com respeito e dignidade.

Foi um ano de muito trabalho e de dedicação quase que exclusiva ao CARB. Conseguimos interromper um período de várias gestões em que não se tinha coragem para enfrentar a Univali e seu modelo de ensino. Sabíamos que não conseguiríamos mudar a realidade de nossa instituição em um ano, mas também sabíamos que se o movimento estudantil não iniciar a discussão e a luta por algumas bandeiras fundamentais para este processo de mudança, simplesmente ninguém mais o fará.

Por este motivo fomos eleitos e nos mantivemos fiéis até o fim na nossa vontade de combater a mercantilização da educação e a falta de democracia na Univali. Deixamos uma importante semente. Aquilo que, para muitos, são bandeiras distantes da realidade do estudante, para nós é a própria razão de existir do movimento estudantil quanto ator de transformação social das estruturas do país e, conseqüentemente, da realidade vivida por cada um de nós quando temos de pagar mensalidades abusivas, taxas exploratórias, estacionamento privado e etc.

Desta forma, permanece ainda mais atual e urgente a mobilização em torno do combate as taxas, por um novo modelo de gestão do estacionamento, por eleições diretas pra reitor e ainda pela recuperação do caráter público da Univali. Cada estudante da Univali precisa ter consciência de que essa universidade foi criada e mantida com dinheiro público, sendo privatizada ao longo do tempo até chegarmos a um modelo de gestão atual voltado para o mercado, sem compromisso com o povo, com os estudantes, com os professores e com seus funcionários. Em resumo, sem compromisso com a educação como direito social garantido na Constituição Federal de 1988.

A Univali só tem salvação enquanto universidade com compromisso social se for reestatizada, sua saída está na federalização, para que passe a fazer concurso público, licitação, democracia interna, congele suas mensalidade e paulatinamente reduza as mesmas até a gratuidade do ensino, sendo este um direito social do povo brasileiro. Isso é possível? Sem dúvida alguma. Como? Mobilização popular, pressão da sociedade e, principalmente, dos estudantes. A História já mostrou que "o povo unido, jamais será vencido".

Ficou o nosso protesto, deixamos o nosso recado e cumprimos o nosso dever com os estudantes.

Sozinhos nada somos, juntos podemos tudo!

Agradecemos a todos, mas a luta ainda não acabou...

Eleições do CARB - COMUNICADO DA COMISSÃO ELEITORAL

COMUNICADO DA COMISSÃO ELEITORAL DO CARB

A Comissão Eleitoral do CARB vem comunicar oficialmente o resultado da eleição para Diretoria Executiva, gestão 2009/2010. Informamos que a Chapa 2 - Renovação saiu vitoriosa no pleito eleitoral com 266 votos (51,9%) em face da Chapa 1 - A integração faz a luta! que recebeu 247 votos (48,1%).

Aproveitamos para comunicar que a maior parte do processo eleitoral ocorreu tranquilamente entre as chapas concorrentes. No dia da votação, houveram algumas denúncias de que a Chapa 2 estava infringindo algumas normas aprovadas pela presente Comissão, tais como a proibição de distribuição de panfleto e a proibição de campanha nos andares superiores de nosso bloco. Estes fatos foram apurados e constatados verídicos, embora, no modo de ver desta Comissão, não servem como motivo de impugnação da Chapa 2, por não interferirem de forma clara e direta no resultado final.

Ainda denunciamos alguns casos isolados de tentativa de agressão por parte de colaboradora da Chapa 2 contra membro da Chapa 1, o que ao nosso entender não condiz com o processo democrático, devendo nós acadêmicos estirpar tais condutas do movimento estudantil. Por fim agradecemos o apoio de todos e informamos que as atividades desta Comissão se encerram na próxima quinta-feira, dia 19 de novembro, quando em conjunto com a atual Diretoria do CARB será dada a posse a Diretoria eleita.

Balneário Camboriú, dia 18 de novembro de 2009.
COMISSÃO ELEITORAL

domingo, 15 de novembro de 2009

Passe no CARB e pegue um adesivo da campanha "FEDERALIZAÇÃO DA UNIVALI JÁ!" - Gratuito!




Nossos agradecimentos...


- A atual Gestão “POR UM CARB DE LUTA!!!” e a CHAPA 1 “A INTEGRAÇÃO FAZ A LUTA!” vêem publicamente agradecer o apoio que tiveram e os 247 votos que receberam na última eleição.

- Democraticamente os estudantes, por leve maioria, optaram por uma visão de movimento estudantil diferenciada daquela que propomos, porém uma grande parcela (48,1%) confiou em nosso projeto e em nossas lutas.

- A todos, nós deixamos nosso agradecimento e nossa vontade de continuar a combater a mercantilização do ensino, defendendo eleições diretas pra reitor e a recuperação do caráter público da Univali, até mesmo porque se nossa futura Diretoria se omitir ou se acovardar, alguém terá de erguer tais bandeiras! A LUTA CONTINUA...
“Verás que um filho teu não foge à luta!”

domingo, 8 de novembro de 2009

ELEIÇÃO CARB 2009/2010 - HOMOLOGAÇÃO DAS CHAPAS CONCORRENTES

A Comissão Eleitoral na última sexta-feira, dia 06 de novembro de 2009, às 21h conforme Edital de Convocação de Inscrição de Chapas, homologou ambas as chapas que haviam feito suas inscrições. Conferida toda a documentação, são as seguintes chapas que disputarão a eleição para Diretoria Executiva do CARB com o inicio da campanha a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de novembro:
.
CHAPA 1 - A INTEGRAÇÃO FAZ A LUTA
CHAPA 2 - RENOVAÇÃO

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Solidariedade a greve dos servidores públicos estaduais da Saúde!

Comando de Greve SindSaúde/SC
Carta aberta à população: Saúde em greve

É população! O Governo do Estado com a ajuda de alguns veículos da mídia estadual quer desmoralizar a causa da saúde. E sabe por quê? Porque para eles pouco ou nada importa se o atendimento está bom ou não. Você já viu Governador, Deputado ou a própria Secretária da Saúde ser atendidos em hospitais públicos? Pode ter certeza que é muito raro. Eles pagam por atendimento na hora, pagam porque recebem muito bem, e sabe quem paga o salário deles? Todos nós!

O Governo diz que reajustou os salários e tenta colocar a população contra os trabalhadores da saúde, aqueles que estão diariamente oferecendo atendimento, e muitas vezes, como neste caso, exigindo melhores condições de trabalho e serviços. Aqueles que lutaram e continuam lutando contra a privatização desses serviços, porque se dependesse do Governo, todos os hospitais públicos seriam privatizados. E como fica a população? Quer saber, eles não estão nem aí para nós.

Os trabalhadores esclarecem que o Governo do Estado não concedeu reajuste salarial de 114%. Com a criação do Plano de Carreira e Vencimentos, através da Lei nº3213/06, o Governo ajustou os níveis salariais através da tabela de salários da saúde, uma vez que a maioria dos servidores ganhava menos que um salário mínimo. O SindSaúde explica ainda, que as promoções e reclassificações, não são reajuste de salário, como alega o governo e sim obrigação prevista na referida lei. Ainda por garantia legal, após um ano o governo deveria revisar a tabela de vencimento, porém, isso não aconteceu e não acontece até hoje, acumulando perdas salariais desde abril de 2006, no percentual de 16,76%, sendo esta uma das nossas reivindicações.

Trabalhamos muito como você para ter uma vida digna. Mas sabe o que acontece? Estamos trabalhando para garantir o conforto deste Governo, que não investe nos serviços que são de direito da população. E ninguém sabe direito onde vai parar o dinheiro arrecadado com os impostos que pagamos com tanto esforço. Portanto, nós trabalhadores da saúde pedimos seu apoio! Não caia no papo do Governo que nunca vez nada por nós, população! Junte-se a essa luta!Em defesa da saúde pública de qualidade

Comando de Greve SindSaúde/SC

terça-feira, 3 de novembro de 2009

EDITAL DE INSCRIÇÃO DE CHAPAS - Inscrições até sexta, dia 06/11, com a Comissão Eleitoral...

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE INSCRIÇÃO DE CHAPAS
ELEIÇÃO DA DIRETORIA EXECUTIVA DO CARB
GESTÃO 2009/2010

Art. 1º. Para inscrição de chapas eleitorais, o requerimento eleitoral (através de formulário próprio disponível na Coordenação do Curso de Direito durante horário de expediente) deverá ser entregue a esta Comissão Eleitoral durante o período de 03/11/2009 à 06/11/2009 informando:
I- Nome dos integrantes da chapa e seus respectivos cargos, conforme Estatuto: Presidente(a), Vice Presidente(a), 1ºSecretário(a), 2ºSecretário(a), 1ºTesoureiro(a), 2ºTesoureiro(a) e Secretário de Comunicação, Eventos e Esportes;
II- Nome da Chapa (poderá ser vetado por esta Comissão, caso seja preciso);
III- Declaração de freqüência e matrícula de todos os integrantes da Chapa (via original referente ao II semestre de 2009, autenticada pela Secretaria de Controle Acadêmico – SCA, do Centro de Educação da Univali de Balneário Camboriú);
IV- Cópia do RG e CPF de todos os integrantes da Chapa;
V- Telefone de contato do Presidente e Vice Presidente da Chapa.
§1°: as inscrições serão realizadas no período matutino das 9:30 às 10:00 e no período noturno das 20:30 às 21:00 na sede do CARB.
§ 2º: a homologação das Chapas será realizada no dia 06/11/2009 às 21:00.

Art. 2º. São elegíveis, conforme definição estatutária (art. 3º e art. 5º) todos os acadêmicos regularmente matriculados no curso de Direito da Univali de Balneário Camboriú.

Art. 3º. Todas as Chapas inscritas serão numeradas conforme a ordem de entrega dos requerimentos, começando do número 1 (hum), sendo que estes números poderão ser adotados no dia da eleição.

Art. 4º. O período para propaganda eleitoral das Chapas será do dia 09/11/2009 à 11/11/2009.
Parágrafo Único: As Chapas deverão obedecer as normas instituídas no REGULAMENTO DE CAMPANHA que será encaminhado a cada Presidente de Chapa e ainda devidamente publicado.

Art. 5º. A eleição ocorrerá, excepcionalmente dia 12/11/2009 (quinta-feira), nos turnos matutino e noturno, na sede do CARB, sendo os eleitores distribuídos em duas urnas segundo decisão desta Comissão.

Art. 6º. É de competência exclusiva desta Comissão julgar e definir os critérios para a realização desta eleição, que serão afixados nas paredes da Universidade e no mural do CARB.
Parágrafo Único: Todas as Chapas eleitorais inscritas deverão estar cientes em respeitar e fazer cumprir as determinações desta Comissão, como órgão máximo da eleição, estando sujeita às sanções necessárias, não podendo argüir desconhecimento da norma.

Art. 7º. Quaisquer dúvidas ou questões omissas a esta Edital serão resolvidas por esta Comissão.

Art. 8º. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação.
.
BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC), em 03 de Novembro de 2009.
.
Moacir Cesar Matiolo
Presidente da Comissão Eleitoral

COMISSÃO ELEITORAL DO CARB - Eleição da Diretoria Executiva Gestão 2009/2010.

Conheça os 7 acadêmicos que foram eleitos pela Assembléia Geral do CARB para compor a Comissão Eleitoral que possui total soberania para decidir e organização a eleição para a Diretoria Executiva - Gestão 2009/2010:
.
Presidente: Moacir Cesar Matiolo
Vice-Presidente: Anaelisa Ribeiro de Souza Schilickman
Membros:
Gilson Luiz da Silva
João Gabriel de Oliveira
Lidiane Nunes Garcia
Queila Ramos
Ronaldo Paulino
.
*Qualquer dúvida ou informação pode ser requerida junto aos referidos acadêmicos.

ATA ASSEMBLÉIA GERAL DO CARB - 30/11/2009.

Aos trinta dias do mês de outubro de dois mil e nove, em segunda chamada às vinte horas e quarenta minutos. No auditório do Bloco" IV" da Universidade do vale do Itajaí, campus Balneário Camboriú. Deu-se início, a Assembléia Geral do Centro Acadêmico Rui Barbosa. Conforme edital de convocação previamente divulgado desde o dia vinte e dois do corrente mês, através de cartazes afixados pelos corredores do Bloco "VI", nos meios de comunicação disponíveis do CARB e passagem nas salas. Na pauta, escolha dos sete integrantes da comissão eleitoral, com seu respectivo presidente e vice presidente, que serão responsáveis pela organização do processo de eleição para a diretoria executiva do CARB, gestão 2009/2010. Discussão e aprovação de demais normas e assuntos relacionados ao processo de eleição para a diretoria executiva do CARB, gestão 2009/2010. O atual presidente, Allan Muller Schroeder abriu a assembléia passando um informe acerca da participação da diretoria "Por um CARB de Luta" no Seminário " O sistema Acafe e as Universidades Comunitárias" que ocorreu no dia vinte e nove do presente mês, em Florianópolis na Assembléia Legislativa. Ditas algumas palavras sobre a mercantilização do ensino em nosso Estado e a importância da federalização da Univali, passou a explicitar sobre os objetivos da assembléia geral para a escolha da comissão eleitoral. Informou sobre a composição de chapa através da proporcionalidade ou disputa por chapas, eleitas pelo voto dos acadêmicos(as) presentes. Foi concedido um recesso de cinco minutos para a articulação entre os interessados. Duas chapas se formaram, cada uma com sete integrantes. Cite-se: a primeira tendo como membros os acadêmicos Matiolo, Anaelisa, Jean, Gilson, Ronaldo Paulino, Amir e Alisson. A segunda, composta pelos acadêmicos(as), Lidiane, Queila, João Gabriel, Cezar Augusto, Victor. Após apresentação e breve fala dos representantes de cada chapa, Matiolo e Queila, respectivamente. A seguir abriu-se a votação em assembléia. Vale ressaltar que para a contagem dos votos, foi indicado o acadêmico Mario pela primeira chapa e o acadêmico Samuel, pela segunda. A primeira chapa vencendo, totalizou quarenta e dois votos contra trinta e um votos para a segunda. Garantindo assim, o direito de escolha do presidente da Comissão Eleitoral a primeira. Sendo eleito como presidente o acadêmico Moacir César Matiolo. Bem como, a proporção de quatro para três na composição proporcional da comissão eleitoral, defendida neste momento pelo acadêmico Samuel e Allan. O acadêmico Ancelmo, manifestando-se em sentido contrário a proporcionalidade e a favor da composição única dos membros da chapa vencedora, ensejou uma discussão. Sendo assim, como a assembléia é soberana nas deliberações e todas(os) acerca disso sobre o entendimento das normas do atual estatuto da entidade. Abriu-se nova votação sobre a proporcionalidade. Vencendo por maioria visível a composição proporcional. Os presentes também foram concordes para a eleição em assembléia do vice presidente da comissão. Nesse sentido, o acadêmico Samuel e a acadêmica Kamila ainda se manifestaram pela opção de escolha direta da chapa perdedora do nome do vice. Sendo rejeitada pela maioria presente. A acadêmica Anaelisa, manifestou-se em favor da imparcialidade da comissão eleitoral e lisura em seus atos na defesa dos interesses legítimos dos(as) acadêmicos(as) do curso de direito. Abrindo-se nova votação por respeito ao órgão de deliberação superior que é a assembléia geral, conforme seção I artigos 8º, 9º,10 e 11 do atual estatuto do CARB, com a finalidade de escolha do nome da vice. Representando a primeira chapa a acadêmica Anaelisa e a acadêmica Queila para a representação da segunda. O nome de Anaelisa obteve vitória de trinta e nove votos contra vinte e nove para Queila. Votações encerradas, onde os acadêmicos Mario e Samuel foram unânimes na contagem dos votos. Fica composta a comissão eleitoral de forma democrática, transparente e nos moldes do atual estatuto da entidade. Que terá a incumbência de coordenar todo o processo eleitoral da gestão2009/2010 para dirimir quaisquer dúvidas, com legitimidade soberana das normas e quaisquer assuntos relacionados ao presente processo eleitoral. Passadas essas deliberações. Leia-se os nomes dos membros da Comissão Eleitoral: Moacir César Matiolo(presidente), Anaelisa Ribeiro de Souza Schilikman (vice presidente) e demais membros Gilson Luiz da Silva, Ronaldo Paulino, Lidiane Nunes Garcia, João Gabriel de Oliveira e Queila Ramos. A comissão eleitoral em sua constituição foi aclamada e aplaudida por todos os presentes. Fica registrado neste livro, a lista de presença com quorum de oitenta acadêmicos nesta assembléia geral e que conforme registros anteriores apenas deixou de sobrepujar a de sua fundação. Demonstrando a forma democrática e transparente de sua divulgação entre dos acadêmicos(as) pela gestão 2008/2009 " Por um CARB de Luta". Assim, Allan deu por encerrada a assembléia geral do CARB, agradecendo a presença e participação de todas(os). E eu, Nadiene de Nicoló Ávila(primeira secretária), encerro e lavro a presente ata.

CARB realiza Assembléia Geral para escolha da Comissão Eleitoral











No dia 30 de outubro, aconteceu a Assembléia Geral do CARB, objetivando a escolha da Comissão Eleitoral. Que coordenará o processo eleitoral da gestão 2009/2010.
.
Do que se tem registro, esta foi uma das maiores assembléias já realizadas pela entidade, apenas deixando de sobrepujar a de sua fundação. Isto demonstra a divulgação intensificada e transparente feita pela atual gestão 2008/2009 "Por um CARB de luta!!!", com o intuito de realizar uma eleição amplamente democrática para a Diretoria Executiva - 2009/2010. Agradecemos a todas(os) que participaram e contribuiram com o processo de eleição da Comissão Eleitoral! VALEU GALERA!!!