Diante da importância do CARB estar representado nos Conselhos Superiores da UNIVALI, a Diretoria do CARB encaminhou três ofícios, ainda antes do término das aulas, requerendo representação no Conselho de Administração Superior (CAS) e no Conselho Universitário (Consun). Os ofícios foram encaminhados ao DCE de Itajaí, ao Reitor/Presidente do CAS e ao Diretor Carlos Tomelim do campus de Balneário, responsável pela indicação dos 4 representantes discentes do nosso campus para o Consun.
Do Diretor Tomelim recebemos ofício de que o mandato dos atuais representantes discentes de Balneário no Consun vai até final de 2009, portanto, não havendo possibilidade de alterações no momento. Ocorre que dos 4 representantes (2 titulares e 2 suplentes) nenhum é do curso de direito, sendo que somente Direito e Arquitetura possuem Centros Acadêmicos organizados, estas que deveriam ser as entidades de representação e indicação dos acadêmicos acabam sendo marginalizadas desta escolha.
Do presidente do DCE de Itajaí, por enquanto, não recebemos nenhuma resposta sobre a indicação do representante suplente de Balneário Camboriú.
Sobre o Conselho de Administração Superior (CAS) houve uma reunião no final de 2008 em que estiveram presentes o representante de Balneário Camboriú, acadêmico Jocarha Hannibal, e o Presidente do CARB, Allan Muller Schroeder. Ocorre que este último não pode participar da reunião e foi convidado a sair visto que as reuniões do CAS são fechadas e somente os conselheiros podem participar. Diante disto o CARB foi informado que deveria fazer um ofício requerendo a participação de seu representante como visitante. Tal ofício foi feito direcionado ao reitor/presidente do CAS e até agora nenhuma resposta foi dada.
Vale ressaltar que na mesma reunião do CAS foi aprovado mais um reajuste no valor da matrícula, com voto contrário apenas dos representantes discentes, que infelizmente são extrema minoria (apenas 2 de toda a Univali).
No retorno das aulas o CARB estará de novo buscando ampliar a representação discente, porém as dúvidas sobre o Consun e o CAS como órgãos verdadeiros (e não de fachada) para a participação, transparência e democracia na gestão da Univali são crescentes...
Nenhum comentário:
Postar um comentário