terça-feira, 3 de março de 2009

A absurda taxa de R$100,00 para quem perdeu data de matrícula

Neste semestre a Univali implementou mais uma ferramenta de exploração financeira dos acadêmicos, a taxa para quem perdeu a data de fazer a matrícula.

Nos semestres anteriores caso o estudante perdesse o dia de realizar sua matrícula, ele simplesmente fazia um pedido para poder efetuar a matrícula fora da data, processo este que não custava absolutamente nenhum centavo.

Ocorre que no presente semestre esta absurda exploração de nossos bolsos foi colocada em prática. O mesmo procedimento de uma hora para outra passou a ter o custo de R$ 100,00. UM VERDADEIRO ABSURDO!

Taxas como esta é que representam o que chamamos de mercantilização do ensino superior. Em nossa universidade como se não bastasse termos de pagar mensalidades altas a cada mês por um direito social legítimo, ainda somos obrigados a pagar taxa disso, taxa daquilo...estas que cada dia estão com valores mais altos.

Contra isso que a atual Diretoria do CARB pretende se levantar em oposição, porém precisamos do apoio de cada acadêmico, em atos e manifestações públicas, pois uma reclamação individual não surtirá efeito nas burocracias empresarias da Univali, já a ação coletiva do corpo discente pode pressionar para a alteração desta lógica de mercado.

Obs: como se não bastasse pagarmos por tudo, ainda somos obrigados a ficar horas e horas na fila da secretaria acadêmica. Nem para disponibilizar mais funcionários neste período de início de semestre nosso dinheiro serve. Pelo contrário, pois as demissões de funcionários continuam, como exemplo a biblioteca de nosso campus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário