segunda-feira, 14 de setembro de 2009

APROVADO O PASSE LIVRE ESTUDANTIL NO DISTRITO FEDERAL


Em mais uma região do Brasil agora é lei o passe livre estudantil. Depois de anos de lutas dos movimentos populares e do movimento estudantil, no dia 23 de julho de 2009 a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou a Lei nº. 4.371.

Mesmo contendo uma série de vetos do Governador do DF que desde o início da discussão manteve posição contrária ao projeto, a lei aprovada é mais um avanço da luta dos estudantes em todo o país por um direito a livre locomoção ao local de estudo sem ser explorado pelas concessionárias de transporte coletivo que lucram por meio de suas altas tarifas sobre os estudantes e sobre todo o povo brasileiro.

Agora o DF se junta a cidades como Cuiabá, Várzea Grande, Osasco, Rio de Janeiro, Brusque, Guarujá e outras que possuem o passe livre estudantil, mesmo que com características diferenciadas.

Importante salientar que o passe livre estudantil deve ser tratado não somente como uma política pública de educação, mas também de incentivo ao acesso esportivo, cultural e ao lazer, sendo financiado, portanto, com verbas públicas provenientes do orçamento fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário