domingo, 31 de maio de 2009

NA LUTA CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DA UNIVALI

NA LUTA CONTRA A MERCANTILIZAÇÃO DA UNIVALI

A Diretoria do CARB, seguindo o que foi deliberado em Assembléia Geral no dia 25 de março, iniciou um trabalho de mobilização dos estudantes visando combater questões específicas que representam a mercantilização do ensino e a falta de democracia na gestão da Univali, esta que é feita através do alto valor de nossas mensalidades.

Com o aprofundamento do processo de privatização da instituição as condições se deterioram. Há taxas a serem pagas para quase tudo, como um estudante ter de pagar taxa mesmo possuindo atestado médico. Não basta ficar doente, ainda tem que pagar por isso? Outro exemplo é a taxa de R$100,00 para quem perdeu o prazo de matrícula, sendo que a mesma simplesmente não existia em semestres anteriores.

O descaso também se caracteriza no estacionamento, gerido por empresa privada através de concessão renovada sem licitação. Diante desta situação o CARB promoveu um abaixo assinado no qual exigimos a realização imediata de melhorias no estacionamento e uma discussão que vise o fim de sua privatização. Pois como se não bastasse pagarmos nossas mensalidades, ainda somos explorados por essas empresas que só visam à obtenção de lucros.

Além disto, persiste uma total ausência de democracia interna, com eleições INDIRETAS para reitor, ou seja, uma fachada anti-democrática, sem participação dos estudantes e que descumpre o art. 169, I da Constituição Estadual que prevê eleições DIRETAS para os cargos dirigentes.

Diante deste quadro, por entendermos que a educação é direito social e não mercadoria, a Diretoria do CARB defendeu em abril, no Conselho Estadual de Entidades da União Catarinense dos Estudantes, a bandeira de luta pela reestatização da Univali, como maneira da mesma recuperar seu caráter público, forma única de sua salvação.

O CARB passou então a convocar os acadêmicos em torno destes pontos, pois entendemos que somente ações coletivas podem alterar este quadro de uma universidade voltada exclusivamente para o mercado, em que é maior a exploração econômica e menor o retorno no ensino fornecido.

Portanto, gostaríamos que cada estudante que agora está lendo este Boletim se conscientize e se junte a esta luta, não ficando acomodado. Pois precisamos de vocês em grandes manifestações de protesto que devem ser feitas nas ruas e não apenas da boca pra fora!

Reunião Ordinária 28/05

Aos vinte e oito dias do mês de maio às 18h, deu-se início a reunião aberta do Carb, na sede do mesmo.Na pauta: informes e mobilização para a manifestação contra o modelo privado do estacionamento e adequação contratual por parte da empresa Estapar. Henrique verificará junto ao pessoal do curso de Relações Internacionais, a próxima parceria para o Cine Carb. Como sugestão para a projeção o filme "Cuba". Data programada para a realização do Cine Carb, dia dezessete de junho, sujeito a alterações. Henrique fez uma sugestão de camisas para a vinda do Min. Gilmar Mendes, agendada para o dia oito de junho. Já enviada para o e-mail do grupo visando a apreciação do coletivo.Deliberou-se como data para a manifestação o dia vinte e quatro de junho, às 18:30h, local de concentração, a cantina do Bloco de direito "6B". Deliberou-se a passagem nas salas para última convocação. Henrique se prontificou a ser o "homem placa". Taís dvulgará nos meios de comunicação disponíveis do Carb, a manifestação com chamadas diárias. Allan, montará um panfleto para a passagem nas salas, e todos os membros do Carb, estão convocados para a última passagem das salas do semestre, cabendo a cada um assumir este compromisso com o grupo. Em caso de alguma impossibilidade, avisar antecipadamente. Nadiene montará os cartazes de divulgação do dia e horário da manifestação, que serão afixados pelos corredores.Rafael apresentará a prestação de contas na próxima semana.Nadiene redigirá uma nota no blog, falando acerca do anteprojeto de lei e o processo de criação do Conselho Municipal da Mulher - COMUM, o qual membros do Carb tem tido participação ativa em sua construção. Nada mais havendo a ser deliberado, eu Nadiene de Nicoló Ávila (primeira secretária) encerro e lavro a presente ata.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

CARB protocola ofício com abaixo assinado por melhorias no estacionamento e por uma ampla discussão contra o seu modelo privado de gestão!


O CARB protocolou nesta segunda-feira, dia 25 de maio, junto à Gerência de Campus da Univali de Balneário Camboriú, um ofício requerendo melhorias imediatas no estacionamento, como o calçamento completo e uma entrada para pedestres no portão principal, além do início de um debate que vise o fim da privatização do mesmo.

O ofício levou em anexo a assinatura de 511 estudantes que subscreveram o abaixo assinado liderado pelo CARB com o objetivo de manifestar o repúdio dos acadêmicos frente a atual situação do estacionamento de nosso campus.

Pelo ofício e pelo abaixo assinado exigimos a realização imediata de melhorias no estacionamento e uma discussão ampla e democrática que vise o fim de sua privatização, hoje um dos exemplos da trágica mercantilização que se aprofunda na Univali. Como se não bastasse pagarmos nossas mensalidades, ainda somos explorados por essas empresas que só visam à obtenção de lucros!

"O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!"

PELO RESGATE DA SOBERANIA NACIONAL!

Nós não podemos nos calar frente à entrega de nossas riquezas de Petróleo e Gás. Hoje 40% das áreas em exploração e produção estão em mãos privadas, neste contexto que diversos movimentos sociais a nível nacional lançaram a campanha "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO!".

A maioria do capital da Petrobrás não é mais estatal: 60% das ações foram privatizadas. O capital estrangeiro é dono de 40%.

O povo praticamente não se beneficia da exploração multinacional de nosso petróleo. As taxas e impostos pagos pelas empresas são irrisórios.


Esta realidade é conseqüência dos governos neoliberais que quebraram o monopólio da Petrobrás e criaram os famigerados leilões de concessão realizados pela ANP. Leilão é Privatização!

Por isso, devemos exigir o fim desta sangria das nossas riquezas:

− Cancelamento dos leilões das áreas produtoras de Petróleo!

− Revogação das medidas privatizadoras, retomada das áreas privatizadas e desnacionalizadas, e recuperação do monopólio para uma Petrobrás 100% estatal!



Fórum Nacional Contra a Privatização
do Petróleo e Gás:
www.apn.org

sábado, 23 de maio de 2009

Membros do Carb participam do Congresso de Direito


Aconteceu nos dias 20 a 22 o Congresso de Direito promovido pela Univali em parceria com a Editora Atlas. O Carb se fez presente através de membros da Diretoria. O evento contou com a presença de palestrantes de outros estados, autoridades locais e estaduais, que abordaram e debateram temas como políticas ambientais no enfoque do direito, a nova lei do estágio, estratégias para a construção do contrato social e outros.

Merece destaque os palestrantres profº Misael, Kenji Ishida, Dr. Mamede, na suas falas. Em especial o Dr. Antônio Alberto Machado de S.P versando acerca da 'Instrumentalidade do Processo no Campo Penal", como entrega de um provimento jurisdicional efetivamente justo alicerçado nos direitos e garantias fundamentais, a justiça vinculada ao valor de igualdade.

Criticou, citando sabiamente Maria Helena Chauí, o modelo de educação tecnicista, presente não só no meio acadêmico mais em todos os níveis de formação no Brasil. Alertou para o desenvolvimento de uma visão politizada e crítica do acadêmico frente as demandas de contexto social, paralelamente ao conhecimento positivista.

O Carb também se posiciona contra, o modelo tecnicista de educação que culmina na mercantilização crescente da educação, em nosso querido país!

terça-feira, 19 de maio de 2009

CARB participa da Assembléia Geral de fundação do Centro Acadêmico de Relações Internacionais.

Nesta terça-feira ocorreu pela manhã a Assembléia Geral de fundação do Centro Acadêmico Milton Santos, entidade que irá representar os estudantes do curso de Relações Internacionais no campus da Univali de Balneário Camboriú.

O CARB se fez presente para parabenizar e apoiar a iniciativa dos acadêmicos, pois somente com a mobilização de todo o corpo discente será possível a defesa de algumas importantes bandeiras de luta do movimento estudantil.

Desejamos boa sorte e esperamos poder contar com mais essa entidade na luta contra a mercantilização do ensino superior e pela democratização da gestão da Univali.

O nome do CA é em homenagem ao grande geógrafo e intelectual brasileiro Milton Santos, reconhecido internacionalmente e que, além de outras contribuições importantes, defendeu a idéia de uma outra globalização e não o atual processo baseado no neoliberalismo, no consumismo e na maximização de um pensamento único dominante.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Conheça e inscreva-se no projeto de trabalho voluntário para ajudar as comunidades atingidas pelas chuvas em Santa Catarina! Inscrições até dia 20/05.

INSCRIÇÕES E MAIORES INFORMAÇÕES NO CARB OU NO CENTRO ACADÊMICO DE ARQUITETURA E URBANISMO (CAUVI).
Contato: Mariana - 9987-7464.
Inscrições até quarta-feira dia 20 de maio.

terça-feira, 12 de maio de 2009

DIGA NÃO AOS PEDÁGIOS!


A concessão de rodovias para a iniciativa privada levará ao povo de SC o sofrimento de mais uma exploração do capital estrangeiro através dos pedágios.

O povo já paga a Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), tributo este previsto na CRFB/88 e destinado para a boa infra-estrutura rodoviária do país, dinheiro que é desviado para o pagamento da dívida pública devido a política macroeconômica que desvia verbas para pagar o capital financeiro, este que nunca lucrou tanto na história do país.

Os pedágios ainda contribuem para o aumento nos preços do transporte e dos alimentos, sendo que no Paraná, por exemplo, as empresas reinvestem nas estradas apenas cerca de 30% do lucro.

Nós da Diretoria do CARB nos colocamos contra as praças de pedágio em Santa Catarina e nos demais estados, por ter a certeza de que isto representa mais uma espoliação do grande capital contra o povo. Proteste!

Fórum Popular Contra o Pedágio:
www.pedagio.org

sábado, 9 de maio de 2009


Ata Reunião Ordinária 08/05

Aos oito dias do mês de maio do ano de dois mil e nove, às dezoito horas, deu-se início a reunião aberta do Carb, na sede do mesmo. Estiveram presentes: Allan, Taís, Simone, Rafael e Henrique. Na pauta Boletim informativo, Congresso da UCE e UNE (etapa de inscrições) e informes gerais. Allan, iniciou comentando sobre a reunião na Univali campus Itajaí, do movimento "Democratiza Univali". O convite partiu dos alunos daquele campus, para como entidade discente integrarmos o movimento pela democratização da Univali e por eleições diretas para reitor. O coletivo deliberou que o Carb, se fará presente nas reuniões e acompanhará o processo de evolução do movimento. Rafael irá fixar na segunda-feira (dia onze) a planilha da prestação de contas, nas salas de aula. Acerca do Congresso da UCE, foi encaminhada comissão de 10. Confirmada a reserva do auditório para o dia dois de junho, no aguardo do contato da palestrante. Devido ao envolvimento do coletivo em torno das inscrições do Congresso da UCE e UNE no tocante ao cumprimento dos prazos de inscrição, que findam hoje. Fica desde já, agendada para segunda-feira(dia onze), às dezoito horas uma reunião visando a discussão sobre a diagramação e conteúdo do boletim informativo e demais informes. Nada mais havendo a ser deliberado encerrou-se a reunião e eu Nadiene de Nicoló Ávila( primeira secretária), encerro e lavro a presente ata.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

CARB tem seus cartazes de abaixo assinado arrancados das paredes da Univali!

A Diretoria do CARB iniciou esta semana a convocação dos acadêmicos para um abaixo assinado referente ao estacionamento e seu modelo de gestão privada. Colamos cerca de 100 cartazes por todo o campus, especialmente, no bloco 6A e 6B.
Como estamos enfrentando fortes interesses econômicos representados pela empresa responsável pela gestão do estacionamento, provavelmente partiu desta ou de setores comprometidos com este modelo dentro da Univali, a ordem para retirada de nossos cartazes.
Atitudes como esta de desrespeito a liberdade de manifestação e de atuação do movimento estudantil não nos surpreendem, pois sabemos quais são os interesses prioritários da atual administração da Univali e seus parceiros. Com certeza o pensamento dos estudantes não é a prioridade.
Continuaremos o abaixo assinado, colocaremos novos cartazes que se arrancados, voltarão a ser colados!

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

"Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

segunda-feira, 4 de maio de 2009

ABAIXO ASSINADO SOBRE A SITUAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UNIVALI.

ABAIXO-ASSINADO

Convocamos os estudantes para lutar contra o modelo privado e por melhorias no estacionamento!

Local: Sede do CARB.


"Quem não luta pelo seus direitos não é digno deles"
Rui Barbosa.

ABAIXO ASSINADO SOBRE A SITUAÇÃO DO ESTACIONAMENTO DA UNIVALI.

Nós acadêmicos da UNIVALI de Balneário Camboriú, viemos nos manifestar contra situações absurdas que estão se passando em nossa instituição e que vão contra os interesses do corpo discente. Hoje convivemos com uma universidade a cada dia mais voltada exclusivamente para o mercado, sendo maior a exploração econômica por parte da atual administração e menor o retorno aos estudantes.

O descaso se caracteriza no estacionamento de nosso campus, gerido pela empresa privada “Estapar” através de concessão renovada sem licitação. Ocorre que a situação do estacionamento é uma vergonha, apesar do alto valor cobrado. Pedestres precisam se misturar aos carros para entrar na universidade por não haver entrada específica que garanta a segurança. Não há calçamento em grande parte, o que leva à situações calamitosas em dias de chuva. Nos assusta esse desrespeito à acessibilidade, o que coloca em risco a vida e a saúde dos acadêmicos.

Não estamos pedindo nenhum privilégio, apenas a garantia do direito ao acesso com segurança à universidade. É lamentável ver a insatisfação da comunidade acadêmica e nenhuma solução prática.

Assim, viemos exigir a realização imediata de melhorias no estacionamento e uma discussão ampla e democrática que vise o fim de sua privatização, hoje um dos exemplos da trágica mercantilização que se aprofunda na Univali. Como se não bastasse pagarmos nossas mensalidades, ainda somos explorados por essas empresas que só visam à obtenção de lucros!

sexta-feira, 1 de maio de 2009

1º de MAIO - Dia do Trabalho - 66 anos de CLT.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é a principal norma legislativa brasileira referente ao Direito do Trabalgo e ao Direito Processual do Trabalho. Ela foi criada através do Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943 e sancionada pelo então presidente Getúlio Vargas, unificando toda legislação trabalhista então existente no Brasil. Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.

A CLT surgiu como uma necessidade institucional após a criação da Justiça do Trabalho em 1939.

O Governo de Vargas que em seu período revolucionário (1930-34) já havia criado o Ministério do Trabalho, criou a CLT que consolidava toda a legislação trabalhista, como o direito de sindicalizar-se e de fazer greve, o sindicato único e o imposto sindical que o manteria, as férias pagas, o salário mínimo, a indenização por tempo de serviço e a estabilidade no emprego, a jornada de 8 horas, a igualdade de salários para ambos os sexos, os direitos da trabalhadora grávida, a carteira de trabalho, etc.

Neste 1º de maio, o CARB parabeniza todos os trabalhadores e relembra este importante momento de consolidação da legislação trabalhista nacional.

Ainda manifestamos nosso repúdio a toda e qualquer ofensiva contra à CLT, às tentativas de enfraquecimento da luta sindical e de privatização da Previdência, através das reformas neoliberais dos governos federais. Somos contra desvincular o aumento do salário mínimo dos benefícios previdenciários, elevar a idade mínima e o tempo mínimo de contribuição para se aposentar, além da desgraça já feita de taxação dos inativos. Somos contra uma reforma trabalhista que venha para subtrair direitos conquistados com muita luta e somos contra uma reforma sindical que mexa com postulados constitucionais básicos.

PARABÉNS TRABALHADOR BRASILEIRO!
Presidente Getúlio Dornelles Vargas
(1930-1945/1951-1954).

Ata da Reunião Aberta do CARB - Dia 30/04.

Ao dia trinta de abril do ano de dois mil e nove, às dezoito horas na sede do Centro Acadêmico de direito, iniciou-se a reunião. Estiveram presentes Allan, Taís, Rafael, Henrique e Nadiene. Na pauta, informes gerais e os próximos passos para a mobilização dos estudantes. Rafael ficou responsável de até o dia cinco de maio apresentar a movimentação financeira do CARB no mês de abril. Deliberou-se que na próxima reunião do dia sete de maio será discutida a edição do Boletim CARB. O Ciclo de Palestras deverá acontecer no dia dois de junho. Acerca da mobilização, deliberou-se que nas duas primeiras semanas de maio será feito um abaixo-assinado, em conjunto com panfletagem, a fim de tratar de melhorias no estacionamento e contra a gestão privada do mesmo. Após este período de trabalho, será encaminhado cópia das assinaturas para os dirigentes da instituição, bem como nota pública manifestando a opinião dos estudantes sobre a questão do estacionamento do nosso campus. Além disso, caso realmente ocorra eleições indiretas para reitor, o CARB deverá fazer panfletagem e ainda comparecer em Itajaí no dia que a mesma estiver ocorrendo. Os panfletos e o texto do abaixo-assinado serão encaminhados por e-mail para visualização de todos, devendo logo se chegar a uma definição, para que no inicio da semana comecemos os trabalhos. Nada mais havendo a tratar, deu-se por encerrada a reunião, eu, Allan Muller Schroeder, lavro a presente ata.