domingo, 5 de abril de 2009

Representantes do CARB participam do CEE da UCE em Brusque.


Os representantes da Diretoria do CARB (Allan, Nadiene, Simone, Rafael e Henrique) participaram nos dias 04 e 05 de abril, na cidade de Brusque, do Conselho Estadual de Entidades da União Catarinense dos Estudantes (UCE).

Nos grupos de trabalho foram discutidos diversos temas, como a crise estrutural do modo de produção capitalista e sua influência na educação, além da reforma universitária e do papel do movimento estudantil universitário de Santa Catarina.

O CARB levou para o debate suas bandeiras de democratização das Instituições do Ensino Superior por meio de eleições diretas para reitor, a posição contrária à mercantilização do ensino e a urgente necessidade de buscarmos lutar pela recuperação do caráter público das universidades fundacionais que compõem o Sistema Acafe, defendendo a reestatização das mesmas como forma única de garantir o direito social da educação superior de qualidade.

No decorrer de todo o CEE da UCE as divergências ficaram entre aqueles que defendem a regulamentação do ensino privado e entre aqueles que acham que esta é uma pauta muito tímida a ser defendida pelo movimento estudantil, sendo papel deste lutar pela reestatização e pelo modelo de universidades públicas.
Pretendemos aprofundar o debate com a base dos acadêmicos através dos processos preparatórios para o Congresso da UCE que acontecerá em junho deste ano e que tem por objetivo traçar o plano de atuação da entidade, bem como eleger a nova direção. Maiores informações favor comparecer em nossa sede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário