quarta-feira, 18 de novembro de 2009

NOTA PÚBLICA DA GESTÃO "POR UM CARB DE LUTA!!!"

Nota Pública da Gestão "Por um CARB de luta!!!"
.
A Gestão "Por um CARB de luta!", que esteve à frente da Diretoria do CARB neste último ano, vem publicamente se despedir dos estudantes do curso de Direito, ao mesmo tempo que agradece por todo este período de construção da nossa entidade e de muitas lutas pela nossa Universidade.

Agradecemos a todos os 273 estudantes que nos elegeram em 2008 (chapa 1 - Por um CARB de luta!) e aos 247 acadêmicos que, agora em 2009 (chapa 1 - A integração faz a luta!), continuaram a acreditar em nossas propostas e em nossa visão de movimento estudantil. Mas também não podemos deixar de agradecer aqueles estudantes que discordaram de nós, que não nos apoiaram, mas que mantiveram suas divergências dentro do processo democrático, com respeito e dignidade.

Foi um ano de muito trabalho e de dedicação quase que exclusiva ao CARB. Conseguimos interromper um período de várias gestões em que não se tinha coragem para enfrentar a Univali e seu modelo de ensino. Sabíamos que não conseguiríamos mudar a realidade de nossa instituição em um ano, mas também sabíamos que se o movimento estudantil não iniciar a discussão e a luta por algumas bandeiras fundamentais para este processo de mudança, simplesmente ninguém mais o fará.

Por este motivo fomos eleitos e nos mantivemos fiéis até o fim na nossa vontade de combater a mercantilização da educação e a falta de democracia na Univali. Deixamos uma importante semente. Aquilo que, para muitos, são bandeiras distantes da realidade do estudante, para nós é a própria razão de existir do movimento estudantil quanto ator de transformação social das estruturas do país e, conseqüentemente, da realidade vivida por cada um de nós quando temos de pagar mensalidades abusivas, taxas exploratórias, estacionamento privado e etc.

Desta forma, permanece ainda mais atual e urgente a mobilização em torno do combate as taxas, por um novo modelo de gestão do estacionamento, por eleições diretas pra reitor e ainda pela recuperação do caráter público da Univali. Cada estudante da Univali precisa ter consciência de que essa universidade foi criada e mantida com dinheiro público, sendo privatizada ao longo do tempo até chegarmos a um modelo de gestão atual voltado para o mercado, sem compromisso com o povo, com os estudantes, com os professores e com seus funcionários. Em resumo, sem compromisso com a educação como direito social garantido na Constituição Federal de 1988.

A Univali só tem salvação enquanto universidade com compromisso social se for reestatizada, sua saída está na federalização, para que passe a fazer concurso público, licitação, democracia interna, congele suas mensalidade e paulatinamente reduza as mesmas até a gratuidade do ensino, sendo este um direito social do povo brasileiro. Isso é possível? Sem dúvida alguma. Como? Mobilização popular, pressão da sociedade e, principalmente, dos estudantes. A História já mostrou que "o povo unido, jamais será vencido".

Ficou o nosso protesto, deixamos o nosso recado e cumprimos o nosso dever com os estudantes.

Sozinhos nada somos, juntos podemos tudo!

Agradecemos a todos, mas a luta ainda não acabou...

Nenhum comentário:

Postar um comentário