quarta-feira, 10 de junho de 2009

CARB estará no Congresso da UCE e repúdia processo anti-democrático na escolha dos delegados!


Nos dias 12 à 14 de junho, acontecerá em Joaçaba, o Congresso da União Catarinense dos Estudantes (UCE).

O processo de escolha dos delegados da Univali de Balneário Camboriú, que vão nos representar neste importante evento, deveria ter sido feito por meio de eleições, com editais amplamente divulgados, campanha e discussão de propostas entre os concorrentes, como manda o Regulamento do Congresso.

Ocorre que um grupo de acadêmicos do nosso curso, de maneira totalmente anti-democrática, acabou instituindo uma comissão eleitoral de fachada, que não divulgou o processo, levando a inscrição de apenas uma chapa, sendo que esta foi 'eleita' pela comissão, sem fazer campanha e sem voto na urna.

Nós do CARB denunciamos a forma que isto foi conduzido, denunciamos também que em nada estes estudantes representam os acadêmicos do nosso campus, pois não foram conduzidos pela soberania do voto. Quando descobrimos estas atitudes nós entramos com recurso na Comissão Organizadora do Congresso, obtivemos respaldo, porém, faltavam dois dias para o término do prazo máximo de credenciamento dos delegados, o que inviabilizou um processo eleitoral legítimo e democrático. Surpreendentemente, este processo anti-democrático e às escondidas acabou sendo aceito.

O CARB estará da mesma forma no Congresso, mesmo não possuindo delegado com direito a voto, pois iremos denunciar esta fachada que só contribui para a UCE se distanciar da base estudantil e, claro, defenderemos nossas bandeiras de luta para que as mesmas sejam incorporadas pela UCE, sendo elas o combate a mercantilização do ensino, a democratização das universidades e ainda a estatização do Sistema Acafe.

É lamentável que estudantes façam isso apenas para prestígio político próprio e não para contribuir com as lutas populares do movimento estudantil. Traremos mais informes sobre o que ocorreu no Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário